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Tráfego pago: o que é, principais ferramentas e como fazer anúncios na internet

Investir em anúncios na internet é uma ótima maneira de gerar tráfego para a sua marca. Saiba tudo sobre tráfego pago, as principais ferramentas, dicas e como começar!

Tráfego pago é a audiência que chegou até a sua página ou site ao clicar em um anúncio patrocinado de sua empresa. Esse anúncio pode estar presente no resultado de buscas do Google, em banners de sites parceiros e posts em redes sociais, por exemplo. Essa é uma das estratégias de marketing digital para atrair público, melhorar a presença digital e ter mais resultados.

Quem entra no mercado digital logo ouve as duas palavras que até soam como mágicas: tráfego pago. A estratégia que não pode faltar em nenhum plano de marketing digital e que promete impulsionar os resultados de uma empresa.

De fato, hoje em dia, é quase impossível pensar em uma estratégia, seja de lançamento, perpétuo ou até e-commerce, que não inclua o tal do tráfego pago. Então, vamos aprender?

O que é tráfego pago?

“Tráfego, para mim, são todas as pessoas que estão se movimentando na internet. Pessoas, tráfego online, gente indo de um aplicativo para o outro, no Instagram, nos Stories, o pessoal se movimentando. Tráfego pago é quando você paga para aparecer na frente desse fluxo de pessoas que estão aparecendo. Você paga para aparecer com uma publicação, com um vídeo, com uma imagem, carrossel, aí os N tipos de formatos que existem por aí, mas você está pagando para aparecer na frente das pessoas”, definiu Pedro Sobral, especialista em tráfego pago e criador de uma das maiores comunidades sobre o tema, a Comunidade Sobral de Tráfego.

Mas é importante lembrar que somente pagar por links patrocinados não é uma resolução mágica, os usuários querem encontrar na sua página soluções para as principais dúvidas deles.

Só assim eles ficarão ali por tempo suficiente, que é o necessário para que os algoritmos percebam a relevância daquele conteúdo e exibam seus anúncios pagos.

Portanto, resumindo, tráfego pago significa investir dinheiro em plataformas e sites de anúncios pagos no intuito de atrair usuários para uma determinada página, perfil ou ofertaCom isso, é possível divulgar seu negócio em diversos locais e, assim, atingir públicos diferentes.

Mas vamos aprofundar mais para você ver na prática como funciona!

Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Como falamos anteriormente, tráfego pago é uma forma mais rápida de investir no crescimento do seu negócio online. Mas também tem como fazer estratégias de tráfego gratuitas, o que é conhecido como tráfego orgânico.

Claro que você terá que investir tempo, dedicação e paciência nesse tipo de estratégia, mas, financeiramente, não é necessário gastar nada. A diferença é que os resultados vêm entre médio e longo prazo.

“Tráfego orgânico é tudo o que você consegue fazer sem precisar usar uma ferramenta externa e colocar dinheiro nela. Então, por exemplo, quando você faz uma ação e os teus seguidores conseguem comprar algo, ou uma produção de conteúdo que te traz resultado sem você precisar investir algo além de tempo. Algo que é exclusivamente seu tempo, isso, para mim, é o tráfego orgânico”, explicou Hyeser, especialista em tráfego orgânico.

As ações de tráfego pago, por outro lado, voltam resultados quase que instantâneos. É por esse motivo que diversos empreendedores apostam nelas para impulsionar o negócio. Mas uma estratégia não exclui a outra. Inclusive, o indicado é apostar nas duas para garantir os melhores resultados em tráfego.

Tráfego orgânico é uma ação constante e gradativa. Você deve investir em criação de conteúdo, SEO, backlinks, email marketing, entre outras.

Tráfego pago pode ser tanto uma ação frequente quanto esporádica. Depende de quanto dinheiro você está disposto a investir e qual retorno quer ter. Mas para todos os empreendedores é um investimento que vale a pena.

Quais as vantagens de fazer tráfego pago?

Muitas pessoas acreditam que não é preciso investir em tráfego pago, pois o orgânico já é suficiente. Esse tipo de pensamento pode ser considerado errôneo, pois uma das premissas do marketing digital é o desenvolvimento de ações integradas que, quando são colocadas em prática em conjunto, ampliam o resultado final desejado.

“Eu gosto de fazer uma analogia que é como ir numa festa. Você convida muita gente pra ir pra essa festa, mas quando as pessoas chegam lá, a cerveja tá quente, a comida não tá boa, a música não é legal, as pessoas vão embora. O conteúdo é o que retém as pessoas na sua festa. Então, você precisa ter um bom conteúdo, você precisa fazer ser interessante as pessoas te acompanharem. Mas, naturalmente, ninguém vai vir pra sua festa se você não as convidar. É por isso que o tráfego pago traz essas pessoas numa escala muito grande e, principalmente, traz as pessoas pra te conhecerem melhor. Então, a união dos dois, do tráfego pago e do conteúdo, é o que potencializa qualquer negócio digital de escalar na internet”, explicou Barbara Bruna, especialista no tema e criadora do Tráfego de Plataforma e Método Áureo.

Com isso, fica claro que não é um discussão entre um ou outro, mas como combinar os dois para ter audiência, garantir que ela fique e potencializar em resultados de negócios.

Veja, a seguir, algumas dicas de quando você pode utilizar o tráfego pago:

1. Divulgar ações específicas

Muitos empreendedores se queixam que não é viável manter uma verba exclusiva para o tráfego pago. Caso não seja possível utilizar uma verba fixa, essa modalidade pode ser utilizada para ações específicas.

Por exemplo:

Quando houver o lançamento de um novo produto, um material exclusivo que acabou de chegar no site, uma promoção ou algo esporádico que terá tempo certo para começar e acabar, você pode usar a estratégia de compra de tráfego.

2. Conseguir visibilidade mais rápido

O tráfego orgânico funciona e ajuda a manter o nome da marca nos topos da busca, mas o grande problema é que isso pode demorar meses para acontecer.

Dessa forma, ao investir em anúncios pagos, você estará aumentando a visibilidade do seu negócio e melhorando o reconhecimento de marca de maneira mais rápida.

Assim, depois dessas ações, é possível trabalhar o público que já foi impactado inicialmente com essas campanhas e transformá-lo em compradores.

“A grande mágica do tráfego pago é que ele te traz agilidade. Muitas vezes construir uma autoridade, construir uma audiência na internet vai te custar muita energia, vai te custar tempo e o tráfego pago, ele vem como um atalho pra que você consiga alcançar pessoas mais rápido. E o melhor de tudo, pra que você consiga alcançar pessoas que realmente querem comprar alguma coisa de você”, exemplificou a especialista.

3. Ampliar a taxa de conversão

Utilizar links pagos pode ser eficiente para impactar leads que estejam na última fase do funil de vendas.

Quando um usuário realiza uma pesquisa específica na internet, isso significa que ele já sabe qual é o seu problema, já considerou alternativas e está em busca de uma solução.

Escolhendo termos e palavras-chave certos é possível ampliar as conversões, entregando conteúdo e solução para o usuário no momento da busca.

Como funciona o tráfego pago?

Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, o tráfego pago exige bastante planejamento, acompanhamento, testes e análises.

Para fazer um bom planejamento deste tipo de tráfego, você terá que escolher inicialmente o seu objetivo.

Entre os objetivos que você pode alcançar com tráfego pago estão:

  • divulgar sua marca e ganhar visibilidade;
  • conseguir mais seguidores;
  • levar mais visitas para seu site;
  • gerar leads;
  • vender uma oferta.

Além do objetivo, para um bom planejamento, é importante conhecer bem seu público e sua persona. Isso porque quanto melhor segmentadas as campanhas de tráfego pago, melhores os resultados.

Depois você precisa definir o formato da oferta: texto, imagem, vídeo… E também qual será sua chamada para ação, ou seja, o CTA.

Essa escolha, na verdade, é feita baseando-se também na escolha dos canais ou plataformas que você vai anunciar. Falaremos sobre isso mais adiante.

E, por fim, você terá que escolher o orçamento para o anúncio e de qual forma ele será cobrado. A cobrança pode ser por clique, CPC, ou por impressões, CPM. Veja a seguir!

CPC

CPC é custo por clique. Neste formato de lance, você paga a cada vez que seu anúncio for clicado ou pode definir um preço máximo de orçamento e deixar sua campanha rodando. Assim, ela vai acumular o máximo de cliques que o valor definido permitir.

O CPC é a estratégia ideal para quem quer gerar conversões, ou seja, visitas na página, venda de produtos, leads, etc.

Justamente porque você só paga se quem visualizar seu anúncio, de fato, clicar nele. Diferente do CPM.

CPM

CPM é custo por mil impressões. Ou seja, você vai pagar por cada vez que mil pessoas visualizaram seu anúncio.

Neste formato, quem der o maior lance acaba sendo o que tem melhor alcance e ranqueamento. Portanto, se você quiser mais resultados, terá que investir mais dinheiro. E também, claro, criar um anúncio relevante e de valor.

O dinheiro não é o único critério que define o alcance e rank da campanha, mas é um dos mais importantes.

Sendo assim, o CPM é recomendado para quem tem o objetivo de gerar reconhecimento de marca e ganhar visibilidade online.

Quer saber mais, fale conosco e agende uma visita.

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